Realidade virtual chega ao mercado imobiliário

  • Compartilhe!

Por Danilo Vivan

A construtora paulista Trisul está lançando um novo sistema para apresentar seus lançamentos aos futuros compradores: realidade virtual. Semelhante ao equipamento já popular nos cinemas e nas TVs de última geração, o novo aparelho permite aos interessados conhecer os imóveis, cômodo por cômodo, por meio de óculos 3D.

O sistema utilizado, o Óculus Rift, permite simular os ambientes já com riquezas de detalhes, pois os óculos possuem um sensor de movimentos com tela LCD que fecha completamente o campo de visão do usuário, criando imagens em tempo real conforme a pessoa olha para cima ou para baixo.

Oculos2

Óculus Rift

O empreendimento-piloto que recebeu a nova tecnologia é o Latitude Vila Mascote, em São Paulo, de 89 metros quadrados. No estande de vendas, as tecnologias ultramoderna e tradicional convivem lado a lado: os interessados têm a opção de conhecer um apartamento de três dormitórios – no espaço decorado tradicional – ou de visitar o modelo de duas suítes pelo sistema 3D. “A aceitação do sistema virtual tem sido excelente”, avalia o gerente comercial da Trisul, Sérgio Marão.

Um dos grandes benefícios do sistema 3D é sua praticidade: os óculos podem recriar virtualmente o futuro ambiente sem a necessidade de montar um apartamento decorado – e depois ter de desmontá-lo, como ocorre atualmente. Mais simples e mais barato. Também é possível levar esses simuladores a diversos locais, como shoppings centers, eventos comerciais e até mesmo quiosques na praia (aproveitando o bom humor dos clientes em férias). Ou ainda fazer uma simulação do futuro imóvel depois que o estande presencial já foi desmontado e o terreno foi desocupado para dar início às obras. É, também, mais barato: um sistema sai por apenas 20% do custo da montagem de um apartamento decorado.

Mesmo com todas essas vantagens, Marão, da Trisul, acredita que no curto prazo, os decorados não sairão de cena para dar lugar ao sistema 3D; isso deve ocorrer em, no mínimo, 10 anos. “No curto prazo os dois sistemas irão conviver e serão complementares.”

Com o avanço do sistema, é possível que, com apenas alguns cliques, seja possível decorar o imóvel virtual ao gosto do cliente – mudando cores de ambientes, acrescentando móveis específicos ou decorando virtualmente o novo lar. Também deverá ser possível visitar o futuro empreendimento sem sair de casa, usando a TV digital ou aparelhos de celular que hoje já possuem a tecnologia para se converter em óculos 3D.

De drones que permitem imagens aéreas de altíssima qualidade, como já mostramos aqui , à realidade virtual, no mundo imobiliário, o uso tecnologia nas vendas está apenas começando.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais