Brasileiro ainda sonha com a casa própria em 2016, segundo Data Popular

  • Compartilhe!

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A atual situação econômica do País tem provocado uma série de mudanças no comportamento dos brasileiros. A pesquisa O Brasil em 2016 divulgada na quinta-feira (21) pelo Data Popular revela que 91% dos brasileiros afirmaram que reduziram o consumo em 2015 comparado a 2014.

Mesmo diante de um cenário de retração, o estudo inédito mostra, ainda, que a população não está mais disposta a abrir mão dos planos que precisaram ser adiados em 2015. Entre as pessoas que planejaram comprar um imóvel em 2015, 63% não realizaram o que foi planejado. Agora, em 2016, 35% acreditam que conseguirão alcançar realizar o sonho da casa própria. Enquanto 54% das pessoas que planejaram e não conseguiram adquirir um eletrodoméstico em 2015, 69% disseram que vão efetuar a compra nesse ano.

“Os brasileiros têm encontrado diversas saídas pós-ajuste fiscal doméstico. No ano passado, muitas pessoas consertaram a geladeira e adiaram a compra de uma nova, mas agora, em vez de consertar novamente o eletrodoméstico, faz um esforço extra para comprar um eletrodoméstico novo”, destaca Renato Meirelles, presidente do Data Popular.  Já entre as pessoas que planejaram comprar um carro no ano passado 48% não realizaram o plano. Com mais expectativa, 50% acreditam que vão conseguir em 2016.

No estudo, 72% das pessoas que deixaram de realizar ao menos uma das ações e pretendem realizá-las em 2016, seja viajar para fora do Brasil ou comprar uma casa, eletrodomésticos, carro, móveis, computador ou até mesmo reformar a casa, vão buscar renda extra para conseguir alcançar o plano. Para isso, os brasileiros vão adotar diversas estratégias e 62% já fazem economia em outros gastos, enquanto 56% pretendem fazer financiamento.

Maior crise

A pesquisa também mostra que a maioria dos brasileiros (81%) acredita que o País está em crise. Entre as pessoas que acreditam que o Brasil está em crise, 55% afirmaram que esta é a pior crise que já viveram. “A população está descrente. Não confia nas empresas, tampouco no governo”, analisa o presidente do Data Popular. A percepção de que o País passa por um momento de instabilidade é geral e 97% acham que o Brasil passa por crise econômica, 93% por crise política, 92% por crise de liderança e 90% por crise de perspectiva.

A pesquisa

A pesquisa O Brasil em 2016, do Data Popular, foi realizada entre os dias 4 e 12 de janeiro em 153 municípios de todos os estados brasileiros. Foram entrevistados 3.500 consumidores maiores de 16 anos. A margem de erro é de 1,66 pp para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais