Nove dicas para a vistoria na hora da entrega das chaves

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Por Danilo Vivan

A dúvida é recorrente entre aqueles que estão comprando um imóvel pela primeira vez: em quais itens prestar atenção na hora da entrega das chaves? Afinal, para os marinheiros de primeira viagem, a lista de itens a vistoriar é enorme e o risco de deixar passar algum defeito parece igualmente grande.

Com o apoio da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o Sonho do Primeiro Imóvel preparou uma lista de nove itens aos quais os compradores devem prestar atenção:

1.     Medidas dos cômodos

Leve uma trena e meça todos os espaços. Eles devem estar batendo com o indicado no memorial descritivo, que a construtora entrega aos compradores.

2.     Acabamento de paredes, pisos, teto e pintura

Confira se a largura dos rejuntes é uniforme. Observe a colocação e os rejuntes. Verifique se não a tonalidade da pintura é uniforme. Bata levemente com os nós dos dedos nos revestimentos para verificar se não é produzido um som de oco, que pode indicar descolamento das peças.

3.     Caimento das áreas molhadas

Observe se não há desnivelamento e se a água escorre para os ralos. Uma forma de verificar se o desnível está correto é levando uma bolinha de gude. Verifique se ela rola na direção do ralo.

4.     Energia elétrica

Leve um carregador de celular ou algum que possua lâmpada piloto para testar as tomadas e uma lâmpada para verificar a iluminação.

5.     Hidráulica

Cheque se as descargas e lavatórios estão funcionando e se água das torneiras e chuveiros desce normalmente sem que os ralos fiquem entupidos.

6.     Esquadrias metálicas e portas

Confira se tudo abre e fecha direitinho. Verifique se as janelas correm no trilho normalmente.

7.     Persianas

Certifique-se de que fecham e se encaixam de forma correta.

8.     Chaves

Abra e feche todas as fechaduras com as respectivas chaves para garantir que os mecanismos funcionam.

9.     Interfone

Faça o teste ligando na portaria e observe se a ligação possui chiados ou se o aparelho está bem instalado – se, por exemplo, está firme na base.

Caso haja algum defeito, o diretor da Abrainc Luiz Fernando Moura recomenda não assinar o termo de recebimento do imóvel ou assiná-lo com ressalvas, indicando os problemas, para que sejam corrigidos.

Moura esclarece que, caso o proprietário deixe passar algum desses itens, cabe reclamação – o prazo varia de acordo com o tipo de problema, podendo chegar a cinco anos no caso de itens estruturais, como a ocorrência de uma trinca na parede, meses após a vistoria.

Mas fique atento: o melhor momento para perceber os problemas é antes de se mudar. Afinal, sem móveis e eletrodomésticos ocupando a casa, os reparos ficam mais rápidos e o transtorno para o comprador é menor.

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