Arquitetura especializada na área hospitalar potencializa resultados dos estabelecimentos de saúde

Projetos arquitetônicos desenvolvidos especificamente para a saúde transformam rotina de clínicas e hospitais

dino

Londrina PR, 23/05/2019 –

Hospitais, clínicas e consultórios estão buscando cada vez mais serviços de arquitetura que atendam de forma mais especializada ao setor da saúde. Isto porque para estes ambientes, normas mais específicas e rigorosas devem ser seguidas, para aumentar a segurança dos usuários. As especificidades da área da saúde são contempladas na Resolução RDC-50 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Na avaliação do arquiteto Elcio Mello, especialista em projetos de arquitetura para a área da saúde e sócio da A3 Arquitetura, de Londrina, os estabelecimentos médico-hospitalares estão cada vez mais buscando construir ambientes que já atendam as normas e legislação vigente ou modernizando ambientes, também a fim de contemplar as normas. A empresa atende um dos maiores hospitais de Londrina, com mais de 2,5 mil funcionários.

“A fiscalização da Anvisa está mais constante e cada vez mais rigorosa e efetiva. Pegar uma casa e transformá-la em uma clínica pode ser muito mais trabalhoso do que erguer um empreendimento do zero. O dimensionamento pode não ser adequado, macas não passam nos corredores, os procedimentos para controle de infecção podem não ser efetivos devido ao ambiente. Então existe uma série de fatores que influenciam a arquitetura da saúde e que demandam um planejamento consistente e comprometido” avalia.

Além de atender às exigências da Anvisa e Ministério da Saúde, Mello destaca que a arquitetura com foco na área da saúde tem como maiores beneficiados os profissionais da saúde e os pacientes. “Com a arquitetura adequada, o Hospital, clínica ou qualquer estabelecimento da saúde vai facilitar o dia a dia do atendimento, potencializando assim seus resultados e suas atividades. A lei é rigorosa sim, mas é para proteger o usuário, os funcionários e também os proprietários”, acredita.

Ele destaca ainda que o desenvolvimento dos projetos passa por diversos profissionais, como das áreas de enfermagem e segurança do trabalho. “Principalmente em projetos de hospitais, com estrutura macro, há um universo por trás do atendimento e do dia a dia dos profissionais. Procuramos entender essa realidade para fazer os projetos da forma mais assertiva possível. Adequar às normas é uma obrigação e entregar um projeto otimizado é o que pode transformar a rotina de um hospital e potencializar o atendimento aos clientes”, conclui.

HOSPITALAR 2019

A A3 Arquitetura é uma das empresas presentes na Hospitalar 2019, no estande do Polo da Saúde de Londrina, uma iniciativa do SEBRAE-PR em parceria com o SALUS (Saúde Londrina União Setorial) e o ALIS (Arranjo Londrinense das Indústrias de Saúde). O Polo da Saúde de Londrina-PR é um projeto que se destaca pelo envolvimento de diversas entidades, empresas, indústrias e instituições, que promovem ações em prol do desenvolvimento do macroambiente da saúde em Londrina e Região. O polo é hoje referência no Paraná e tem uma atuação focada em inovação, visando o futuro e o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio inovadores e conhecimentos, tanto em produtos como em serviços da saúde.

Website: http://a3arquitetura.arq.br

Acompanhe-nos nas Redes Sociais