Empreendimento de unidades de locação da JFL recebe financiamento lastreado em CRIs

  • Compartilhe!

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A plataforma de crédito Captalys desenvolveu uma estrutura de financiamento de longo prazo para viabilizar a captação de R$ 78 milhões pela a JFL Realty, uma gestora de ativos imobiliários. JFL tem como principal foco estratégico o segmento de aluguel de unidades residenciais com serviços. Esse é um setor que está bem organizado e rentável em vários países desenvolvidos, porém, no Brasil é um mercado ainda incipiente.

Uns dos desafios do desenvolvimento do mercado no país tem sido a falta de financiamento de longo prazo para esse tipo de empreendimento, o que requer capital no momento da construção ou aquisição do imóvel, e conta com rendimentos ao longo do tempo através da locação das unidades. Tipicamente, o financiamento para projetos dessa natureza disponível no Brasil é limitado ao prazo dos contratos. Isso pode funcionar em projetos comerciais em que o locatário é uma grande empresa e até assina um contrato de aluguel antes da construção do imóvel. No entanto, uma estrutura alternativa é necessária para projetos residenciais, nos quais as unidades serão locadas para pessoas físicas por períodos mais curtos, e só após a conclusão do empreendimento.

A Captalys estrutrou um Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), que tem como lastro os recebíveis esperados com o aluguel dos apartamentos do empreendimento, nesse caso, o V-House, na avenida Eusébio Matoso, em São Paulo. O CRI têm prazo de 12 anos, com uma taxa indexado ao IPCA.

Dado a novidade, a Captalys buscou apenas investidores qualificados para investir no CRI. “A Captalys acredita que o mercado de crédito privado no Brasil tem um potencial gigantesco, e a solução que criamos para a JFL é um ótimo exemplo de como estamos contribuindo para o desenvolvimento deste mercado,” afirmou a CEO da Captalys, Margot Greenman.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais