Empoderamento do consumidor por meio de conteúdo digital foi o tema do segundo dia do Conecta Imobi

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Durante o segundo dia, o maior evento de marketing imobiliário da América Latina mostrou que a produção de vídeos, fotos e textos e o cuidado com a marca devem ser o centro das estratégias do mercado imobiliário

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

Na última quarta-feira (22/06), o segundo dia do Conecta Imobi 2016 foi marcado pelo debate sobre consumidores e ações que ajudam o profissional do mercado imobiliário a otimizar os negócios.

Mariana Ferronato, diretora de Marketing do VivaReal apresentou dados que traçaram o perfil do consumidor online. De acordo com pesquisas realizadas, a maioria das pessoas que buscam imóveis são mulheres na faixa dos 35 anos. “Esse consumidor busca mais no horário das 11h às 15h  e como ele está no trabalho prefere que o atendimento dos corretores seja feito por e-mail”, explicou. Maurício Vargas, CEO do Reclame Aqui, mostrou o perfil dos consumidores em relação ao atendimento prestado pelas empresas. “O Reclame Aqui recebe 600 mil visitas por dia e 15 mil reclamações diárias, ou seja, apenas 3% das pessoas reclamam, enquanto a outra parte quer ver a reputação das empresas”, relatou. Vargas apontou que as novas tecnologias mudaram o modelo de consumo tradicional das pessoas. Antes, os consumidores eram estimulados e logo em seguida já compravam. Hoje, as pessoas recebem o estímulo, mas pesquisam a reputação das empresas, muitas vezes preferindo comprar mais caro por conta da avaliação positiva que a marca recebeu.

Paulo Avila, gerente de contas do Facebook, abordou além das necessidade de produzir conteúdo na rede social, a importância de explorar formatos diferentes, como fotos, vídeos e realidade virtual. “O Facebook ordena conteúdo por relevância e vídeos são muito assistidos, por isso acabam aparecendo mais na linha do tempo”, explica. Eitan Blanche, gerente de contas do Google, também apontou como vídeos podem ajudar os corretores a gerar mais negócios. “Só em 2015 foram 30,5 milhões de minutos de vídeos assistidos voltados para o mercado imobiliário”, contou Eitan.

Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion, trouxe insights para os profissionais presentes no Conecta Imobi se tornarem mais relevantes nos mecanismo de buscas online, dando dicas para SEO. “Produza conteúdo útil para seu cliente. Quando falamos em relevância, queremos dizer que você deve construir uma boa estratégia de conteúdo”, comentou. De acordo com Ivo, o SEO gerou mais de R$ 19,3 milhões em vendas para e-commerce no Brasil. Rafael Landa, fundador da Agência Fifty, reforçou a importância de cuidar dos clientes oferecendo informações. “O consumidor final gasta mais de 50% do tempo consumindo conteúdo online”, afirmou. Ainda de acordo com Landa é preciso aproveitar os micro-momentos dos clientes. “Como exemplo, campanhas para estudantes na época do vestibular. Podemos oferecer para eles apartamentos perto da faculdade e dizer que conseguimos ajudar”, contou.

Outros mercados também debateram sobre o segmento de imóveis. Paulo Rossi, diretor de Marketing da Mapfre Seguros, Maurício Jacob, Diretor Comercial da Vevo no Brasil, e Alexandre Waclawovsky, Head de Inovação e Comunicação da Nestlé, contaram como a experiência em seus mercados poderiam inspirar o mercado imobiliário. “Entender o consumidor online, como ele pensa e atua não é tão fácil. Se o conteúdo não é bom, ele deixa nossas plataforma. Precisamos mostrar o que ele quer”, comentou Jacob. Lucas Vargas, CEO do VivaReal, mostrou a grandiosidade das empresas de tecnologia para inspirar o público a criar negócios com significado. De acordo com Lucas, em 2016, o valor de mercado da Amazon, Apple, Facebook e Google juntos será de U$ 1,7 trilhão, o que corresponde ao PIB do Canadá. “A internet democratiza o consumo de bens de todas as marcas”, comenta.

O Conecta Imobi terminou com uma palestra do lutador de MMA Minotauro, que fez uma relação do mercado imobiliário com o mundo das lutas. Deixou para os profissionais do segmento a mensagem de que é preciso foco e superação. “Acredite em você. Acredite que o que você está fazendo está realizando o sonho das pessoas”, ressaltou o esportista.

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