Alphaville Urbanismo instala placas solares em empreendimento no interior de São Paulo

  • Compartilhe!

Projeto, realizado no Nova Esplanada 4, em Votorantim, definiu a instalação de 84 painéis que suprem 50% da demanda das áreas edificadas

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

A Alphaville Urbanismo instalou, no residencial Nova Esplanada 4, empreendimento localizado em Votorantim (SP) que ocupa uma área total de 531.837 m², sendo 351.527 m² de área construída, com 448 lotes residenciais e 25 lotes comerciais, 84 painéis solares no telhado da portaria a fim de gerar energia solar para consumo próprio.

Segundo o gerente de Edificações da Alphaville Urbanismo, Frederico, Ambrosio, as placas fornecerão energia para o clube – piscinas, academia, salão de festas e quadras –, edificação de apoio (associação de moradores e vestiário de funcionários) e para a própria portaria. O executivo ressalta que a energia gerada que não for utilizada será devolvida para a concessionária local e convertida em créditos para o empreendimento, gerando um desconto na conta de luz do mês seguinte.

De acordo com Ambrosio, não existe uma meta quantitativa. “O que sabemos é que, graças à ocupação gradual do residencial, os moradores terão economia na conta de luz do empreendimento por alguns anos”, diz. O gerente ressalta que o projeto de aplicação de placas solares supre 50% da demanda das áreas edificadas do Nova Esplanada 4.

Antes de aplicar os painéis, o gerente conta que foi realizado um estudo para verificar a incidência do sol na área onde as estruturas seriam instaladas. Além disso, continua, foi preciso efetuar uma análise de custo para avaliar se a energia gerada seria suficiente para abastecer certas áreas do empreendimento.

O executivo garante que não foram necessárias muitas alterações na estrutura do empreendimento. “Os painéis foram colocados no telhado da portaria e a fiação, que já é subterrânea, foi instalada normalmente. A única mudança necessária foi a instalação dos geradores e de um sistema de medição especial. A colocação dos painéis é muito simples, mas requer uma equipe especializada para realização do serviço”, conta. Ao todo, a instalação das placas levou cerca de uma semana.

Ambrosio salienta que a decisão de instalar os painéis solares foi da Alphaville Urbanismo, durante a concepção do projeto. “Os moradores, ao comprarem seus lotes, sabiam que o empreendimento contaria com essa funcionalidade. O custo de instalação foi de aproximadamente R$ 300 mil, mas o valor não foi repassado aos clientes”, afirma.

O coordenador Técnico da Alphaville Urbanismo, Ricardo Resende Nascimento, explica que a escolha do Nova Esplanada 4 como projeto piloto se deve à localização. “Em São Paulo, o trâmite das aprovações tem sido um pouco mais rápido e a região possui histórico de abrigar projetos como esse. O empreendimento também conta com rede elétrica subterrânea, o que garante qualidade paisagística ao residencial”, frisa.

MAIS SOBRE O ASSUNTO...

Acompanhe-nos nas Redes Sociais