Conselho editorial

Fabio Pahim Jr.

Jornalista, especializado em macroeconomia e mercados de risco (ações e imóveis).

José Pereira Gonçalves

Diretor-presidente da Nova Securitização, empresa que atua na securitização de recebíveis imobiliários originários de negociações envolvendo imóveis residenciais, comerciais e industriais, bem como operações built to-suit e desimobilizações, mediante emissão de CRI – Certificados de Recebíveis Imobiliários. Foi superintendente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) de 1993 a 2010, além de Chefe de Departamento na Larcky – Sociedade de Crédito Imobiliário. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós graduação em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luís Paulo Serpa

Bacharel (1991) e Mestre em Direito Civil (2003) pela PUC-SP. Atua como advogado na área consultiva e contenciosa de direito imobiliário e como diretor na Habix Gestão de Negócios e Serviços, empresa de servicer para instituições financeiras (bancos, companhias hipotecárias), consórcios imobiliários, bem como incorporadoras e securitizadoras, em toda a cadeia do produto imobiliário. Foi assessor jurídico na  Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) no período de 1992 a 1996  e Sócio-Fundador (1993) do escritório jurídico Pádua, Serpa e Advogados Associados.

Melhim Namem Chalhub

Especialista em Direito Privado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, título conquistado com a monografia Negócio Fiduciário, que deu origem à legislação sobre a alienação fiduciária de bens imóveis em garantia, o regime fiduciário na securitização de créditos imobiliários e a cessão fiduciária de créditos oriundos da comercialização de imóveis. Autor do anteprojeto de lei do sistema de garantias fiduciárias instituído pela Lei nº 9.514/1997 e do anteprojeto sobre a constituição de patrimônios de afetação dos acervos das incorporações imobiliárias, regulamentada pelos arts. 31A a 31F da Lei nº 4.591/1964, com aredação dada pelo art. 53 da Lei nº 10.931/2004. Autor das obras Negócio fiduciário, Da incorporação Imobiliária, Propriedade imobiliária: função social e outros aspectos, Trust – Perspectivas do direito contemporâneo na transmissão da propriedade para administração de investimentos e garantia (Editora Renovar), Direitos reais (Editora Forense), Novo Direito Imobiliário e Registral (Editora Quartier Latin), entre outras.

Acompanhe-nos nas Redes Sociais